20 de ago de 2013

Fotografos Profissionais de Shows

Dicas para montar sua Banda de Rock:


Fotografos Profissionais de Shows
Fotografos Profissionais de Shows


Guitarra em 3 lições

1. QUERO TOCAR PRA VALER. COMO COMEÇO ?


Escolha o instrumento ideal

Tudo bem, você já tira um som de vez em quando - afinal, isso é o mínimo para sonhar com uma banda de rock, certo? Mas, se quiser apostar mesmo nessa carreira, o primeiro passo é investir num bom instrumento. Quando for a uma loja especializada, leve um amigo mais experiente, pois informação nessa hora é essencial. Teste todos os modelos que casem com a grana que você descolou. Cada marca tem um formato diferente, e, assim como uma mulher, cada pessoa tem seu gosto. Em média, bons instrumentos para iniciantes saem nas seguintes faixas de preço:

* Guitarra - 750 reais

* Baixo - 1 mil reais

* Bateria - 1 500 reais

* Por mais que pareça atrativo comprar um instrumento baratinho, é melhor não cair nessa. Escolha as marcas conhecidas (Epiphone, Fender, Tagima, Tama), não fuja delas", diz o guitarrista Martin, da cantora Pitty.

Entre numa "escola do rock"

Com o instrumento profissa à mão, começa a luta para aprender os solos de guitarra do Van Halen ou aquelas viradas do baterista do Rush. Há muitos métodos e programas para os iniciantes. "Acho fundamental ter aula. Você acaba procurando pessoas que já tenham uma base quando vai montar uma banda. Sabe quem toca bem ou mal", afirma o baterista Japinha, do CPM 22, que passou quatro anos dentro de um conservatório. Até quem aprendeu na raça, de maneira autodidata, aconselha a seguir o caminho das aulas: "Não ache que com três songbooks na mão você vai sair tocando. Quando comecei em Salvador, infelizmente não tínhamos uma estrutura de escolas de música", diz o guitarrista Martin.

2. QUERO ACHAR OUTROS INTEGRANTES PRA BANDA. ONDE PROCURO?


Freqüente os lugares certos


Muitas vezes fica difícil encontrar parceiros para formar uma banda por motivos diversos. Um deles é a timidez. "Os caras com mais iniciativa, normalmente os guitarristas, é que me ligavam. Pelo menos sempre fui ponta-firme, sempre aceitava os convites", diz o tímido Japinha, que formou suas bandas com amigos do bairro.

Mas não pense que ficando escondido na sua casa as coisas vão acontecer. Existem pelo menos dois ambientes que são bons para arrumar contatos:

* Na escola


Para quem ainda estuda, é um local-chave. Clemente, líder da banda Inocentes, montou seus grupos com amigos de escola: "Não éramos sempre da mesma classe, mas no corredor conversávamos sobre música." A dica é se enturmar com a galera que gosta de ouvir um som.

* Em shows e bares


Fora do ambiente colégio/faculdade, é legal freqüentar bares com som ao vivo e pequenos shows, lugares que atraem quem curte música e, portanto, potenciais parceiros para sua banda.

* Dê uma busca na internet


Quem não é muito de se enturmar com novas galeras na base do bate-papo pode optar por um abordagem mais direta navegando pela internet. No Orkut, a comunidade "Procuro Músico ou Banda" já tem mais de 2 500 membros. Também existem dezenas de fóruns na web, como o do conservatório EM&T (http://territorio.terra.com.br/canais/emt/mural/), que ajudam a realizar encontros entre músicos que andam procurando parceiros. A banda Detonautas, por exemplo, reuniu-se por meio de um desses fóruns, em 1997.

3. O GRUPO ESTÁ MONTADO. COMO DEVEM ROLAR OS ENSAIOS?


* Improvise um estúdio

É unânime. No início, o melhor a fazer é descolar um lugar numa garagem ou num canto da casa e fazer dele o seu estúdio. Alugar um espaço profissional não sai barato: 1 hora de ensaio custa em média 25 reais num estúdio. "Toque em qualquer lugar: lavanderia, garagem, quarto. Ensaie bastante e fique afiado antes de gastar dinheiro com um estúdio profissional", afirma o produtor musical Rick Bonadio, descobridor dos Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr. e CPM 22.

Por isso, é melhor se acostumar com a reclamação dos vizinhos. Ou melhor ainda, tentar vedar acusticamente o local. Uma boa dica é colar nas paredes caixas de ovos ou espuma perfilada (vendida em lojas de colchão): já diminui bastante o volume para quem está do lado de fora.

* Programe os encontros

Como em um time de futebol, quanto mais ensaios, melhor o entrosamento. Mas também é importante não saturar o relacionamento. "Não adianta tocar todo dia, o clima ficar pesado e a banda acabar. Mas tente pelo menos ensaiar uma vez por semana", afirma Japinha.

O ideal é aumentar o número de ensaios por semana - e até juntar uma grana para pagar umas horas de estúdio profissional - apenas antes do próximo passo na carreira: a gravação de um CD "demo" ou a apresentação em um show.

4. A BANDA JÁ ESTÁ AFINADA. COMO TIRÁ-LA DA "GARAGEM"?


* Grave sua primeira "demo"


Gravar o primeiro trabalho é um dos pontos fundamentais para tirar seu grupo da garagem e cair na estrada - nem que seja a caminho do teatro da escola... Você pode optar por montar um miniestúdio em casa ou pagar pelas horas de gravação em um estúdio profissional. Para montar uma estrutura em casa, o custo mínimo (entre computador, microfone, monitores e placas de som) é de 4 500 reais. Ou seja, é mais recomendável gravar seu CD em um estúdio. Mas, antes de entrar nessa, é bom estar atento para algumas coisas:

* Número de CDs


Quem dá a dica é o "produtor caseiro" Rodrigo Brandão, guitarrista da banda Leela: "Para distribuir o material para imprensa, produtores e até para uma pequena venda, uma boa tiragem inicial é de 200 cópias."

* Custo da gravação


Cada CD com um encarte simples custa em média 4,50 reais. Você vai precisa desembolsar ainda uma grana para a gravação no estúdio. A hora de gravação sai, em média, 45 reais. Por isso, para não jogar dinheiro fora, ensaie bastante e deixe as músicas bem redondas antes de apertar o play/rec. Mesmo assim, você vai precisar de pelo menos umas 25 horas de gravação em estúdio. Somando tudo, o CD "demo" sai por cerca de 2 200 reais.

* Agende as primeiras apresentações


Ter o primeiro CD gravado é um grande passo, mas o batismo de fogo de uma banda são mesmo os shows. Apresentar-se ao vivo é tão importante para a carreira que os músicos são unânimes em afirmar: vale a pena sim tocar de graça no início, pois a divulgação de um bom show compensa. "É um investimento no seu trabalho", diz o produtor e guitarrista Rodrigo Brandão. "Se o cachê for por bebida, ótimo, agradeça. Você não soma em capital financeiro, mas soma em capital de banda", diz Japinha.

Para detonar nas primeiras apresentações, vale seguir alguns conselhos:

* Faça um ensaio profissa


Um ótimo show é inesquecível, mas um show ruim é mais lembrado ainda. Por isso, se sua banda só tem tocado dentro de casa, vale a pena marcar alguns ensaios num estúdio antes da apresentação. Nesse ambiente profissional, você ouvirá as vozes, os instrumentos e poderá corrigir erros. "Já tivemos surpresas ao descobrir que éramos ruinzões na hora do show, pois não tínhamos como ensaiar em um local com uma estrutura mínima", diz Clemente, líder dos Inocentes.

* Monte o seu "festival"


Tente reunir bandas amigas e feche uma festa, um local para tocar. A bagunça (e a divulgação) estará armada se cada banda levar um número razoável de pessoas. Pense nos outros grupos como aliados.

* Comece o trabalho de divulgação


Depois de ralar nos ensaios, tocar ao vivo e gravar seu CD, o próximo passo é divulgar seu trabalho, para que a banda não vire só uma atração para um grupo restrito de amigos. Nessa hora, existem duas estratégias principais de ação:

* Distribuição dos CDs


Prepare um release - texto de apresentação da banda - curto, sem grandes firulas, e envie junto com o CD. Uma dica preciosa: "Mande uma 'demo' com cinco músicas no máximo. A ordem delas é importante. Deixe as melhores para o início porque, se bobear, não passamos da terceira", diz o produtor Rick Bonadio. Envie para bandas amigas, revistas, gravadoras, produtores... Ah, e não esqueça de caprichar no visual do seu CD. Muita gente escolhe o que ouvir primeiro pela capa.

* Divulgação pela internet


É fundamental estar ligado à rede. Tanto para divulgar seus shows e suas músicas quanto para ter uma resposta imediata de seu trabalho. O webdesigner Marcos Sketch, responsável pelos sites dos Detonautas e do Los Hermanos, resume: "A melhor maneira de chamar atenção é com o conteúdo. Atualizar seu site constantemente fará os internautas voltar." Disponibilize MP3 de suas músicas no seu site e também em sites como o da Trama Virtual (www.tramavirtual. com.br). Foi por causa do bom acesso nesse site às músicas da banda Cansei de Ser Sexy que a gravadora Trama assinou um contrato com o grupo. Sua banda pode ser a próxima... ;-)

3 dicas para você não desafinar
1. Não tente ser "comercial". Uma banda iniciante nunca sabe o que isso significa

2. Toque só uma música cover por show. Muitas canções de artistas conhecidos podem fazer a identidade da sua banda ir pra cucuia

3. Nunca mande MP3 por e-mail pra ninguém. A caixa postal do seu destinatário pode entupir e ele nunca mais vai querer ouvir falar da sua banda...

Fonte: Revista Mundo Estranho

www.biancamachado.com.br
Rua Antonio Palhano Guimarães, 99 - Butantã / SP. ( 4 km metrô Butantã ).
(11) 3120-4095 e (11) 97107-1018